Sobre a Experiência do Corpo-Texto

Essa sessão debruça-se sobre a produção artística, sob uma perspectiva do artista pesquisador. Traz textos que refletem a simbiose imprescindível entre teoria e prática no universo acadêmico, quando se trata de processo criativo e intencionalidade narrativa. Questões discutidas na tese doutoral “A experiência do Corpo Texto: um aceno à construção da cena no corpo e à reinvenção do corpo em cena”, orientada pelo artista-pesquisador Wilton Luiz de Azevedo, no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A tese consiste em uma pesquisa de caráter fenomenológico e auto-etnográfico, que relata metodologias e trilhas adotadas nas elaborações artísticas envolvendo e hibridizando o Corpo, o Texto e a Performance.

Tal discussão, acima de tudo, sublinha a importância da assunção e presença, em âmbito acadêmico, do artista-pesquisador, em suas subjetividades metodológicas de elaboração de discursos. Mas não apenas: também o considera potencial agente interventor no aprimoramento conceitual e estético, em um contexto social mais amplo.
Essa, talvez, a missão (mais que função) do artista-pesquisador: ensinar, reaprendendo a escrever-dançar-traçar o mundo…

E assim, transitando, Corpo e Texto, revestir-se de um pretexto para existir… 

Solo Sale Siamo

Solo Sale Siamo

Solo Sale Siamo è una iniziativa proposta da me per il calendario OFF del festival L'Eredità delle Donne 2022. Una proposta in formato pagina ipermediale, che comprende testi, intervista e...

ler mais